Instrumentista, Compositor, Poeta e Musicoterapeuta
Wagner Ortiz é um flautista, compositor, poeta e professor que dedicou sua vida à música e à educação. Sua jornada começou com os estudos de música sob a orientação dos maestros Valdir Peruzetto e Gilberto dos Santos. Posteriormente, Wagner aprimorou suas habilidades em flauta transversal na renomada Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde teve a oportunidade de aprender com o mestre Marcos Kiehl.
A busca pelo conhecimento levou Wagner a se aventurar no mundo da composição de forma autodidata. Com determinação e talento, ele continuou seus estudos sob a tutela do maestro alemão H.J. Koellreutter e do professor Sérgio Villafranca. Além disso, com o maestro Marcos Murilo de Almeida Passos, Wagner explorou a harmonia funcional e a estética da Música Popular Brasileira (MPB), aprofundando sua compreensão musical.
A paixão pela música folclórica brasileira o levou a estudar com o maestro Ubiratan Sousa, enquanto Solange Gonçalves lhe ensinou as técnicas do canto lírico. Toda essa formação diversificada não só moldou Wagner como músico, mas também como educador, permitindo-lhe compartilhar seus conhecimentos de forma abrangente e inspiradora.
Como flautista, Wagner Ortiz se destacou em várias formações musicais. Ele atuou com o quinteto de sopros da Universidade Livre de Música (ULM), a Camerata de Choro de Santo André, e o Grupo Memória Brasileira. Uma de suas realizações mais memoráveis foi com o duo Acronon, ao lado do pianista Sérgio Villafranca. Juntos, eles excursionaram pelo Brasil, realizando workshops e concertos sob a orientação do maestro Koellreutter.
Wagner também participou de diversas gravações, incluindo o CD ACRONON de Sérgio Villafranca, lançado pelo selo Documenta, e o CD Rapaziada Brás, pelo selo Laser. Além disso, ele colaborou no CD Bruxaria de Ubiratan Sousa e no Projeto Ave Biné, do Governo do Maranhão. Sua habilidade e versatilidade como músico o levaram a tocar ao lado de grandes nomes como Luizinho Amorim, Canhotinho, Carrasqueiras, Dioraci e Carlos Moura, entre muitos outros.
A dedicação de Wagner à educação é evidente em sua trajetória como professor. Ele lecionou flauta transversal na Universidade Livre de Música - Tom Jobim-SP e conduziu oficinas de chorinho em Santo André e São Bernardo do Campo. Como um dos fundadores do Clube do Choro de São Bernardo do Campo, Wagner contribuiu significativamente para a preservação e divulgação do choro, utilizando plataformas digitais para registrar grupos de choro da região em alta definição.
Wagner Ortiz é um compositor prolífico, com uma centena de obras eruditas e populares em seu portfólio, incluindo concertos e sonatas. Suas composições foram executadas por importantes grupos no Brasil e na Europa, como Poe Trio Brasilis, Sujeito a Guincho, Madeira de Vento, Quinteto ULM, Confraria do Choro, Chorões do ABC, e Rogério Wolf.
Atualmente, Wagner leciona língua portuguesa e literatura, além de ter fundado uma Coeditora dedicada a imprimir livros de autores marginais em baixas tiragens. Montou um duo com o pianista José Artur, chamado PinxinBach, atualmente participa de um grupo de choro tradicional como solista. Como poeta e escritor, Wagner publicou por alguns anos em seu blog Homo Litteras. Atua como musicoterapeuta integrativo em São Caetano do Sul, onde desenvolve a musicoterapia vibroacústica e vibracional alinhada às terapias complementares e integrativas como aromaterapia, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia entre outras.
Trabalhos no YouTube: YouTube
Trabalhos Literários e Artigos: Homo Litteras
Koellreutter por Duo Acronon: CD, Selo Documenta 2000
Ubiratan Sousa: CD Bruxaria 2002: Selo Independente
Feitiço do Choro: CD Rapaziada do Brás 2001 – Selo Laser, faixa "Odeon"
Anais Faenac: Dicionário do “Crentês” / Estudo Léxico-Semântico em Comunidades Evangélicas
E-Sheets disponíveis em: Free Score
FACES, Coletânea de Poemas 2019: 1ª Ortiz Editora, Wagner Ortiz, 2019. 186 Páginas.
VOZ DAS FLORES, Coletânea de Poemas 2020: 1ª Ortiz Editora, Wagner Ortiz, 2020, 152 páginas.
GENEALOGIA DOS ORTIZ DE ANDALUCIA: CASA DE FRANCISCO ORTIZ LOPEZ. 1a Ed. Ortiz Editora, Wagner Ortiz, 2022. 400 páginas.